Um conto de Fé e Esperança, meio à perda de morte

A CIA de Artes Nissi levou o Conto de Rispa, ao Centro de Eventos MSBN, em Stª Iria da Azóia

O testemunho da vida de Rispa uma personagem bíblica, subiu ao palco no dia 21 de novembro no Centro de Eventos MSBN, pela brasileira Companhia de Artes Nissi. Foi um momento alto com a presença do Espírito Santo a manifestar-se nos atores e no público.

Mas quem foi Rispa e porque apesar de pouco conhecida serve de exemplo aos cristãos?

Rispa foi uma concubina do rei Saul de Israel e mãe de dois dos seus filhos. A história de ficou conhecida na Bíblia por causa de sua dedicação em proteger os corpos de seus filhos mortos. Já no reinado de Davi Israel estava a passar uma grande fome por castigo de Deus resultado da traição de Saul contra os gibeonitas (2 Samuel 21:1). O rei Davi havia recebido de Deus a orientação para perguntar e satisfazer o pedido daquele povo, só assim acabaria a seca e a fome. Este povo fez então, saber a Davi que não queriam riquezas de Israel mas a entrega de todos os filhos de Saul para que fossem mortos como vingança pelos feitos do falecido pai, entre eles estavam os filhos de Rispa.

Entregues e enforcados ficaram pendurados sem direito a serem sepultados, uma desonra na época, então Rispa pegou um pano e fez um abrigo sobre uma rocha próximo ao local onde estavam os corpos que ficaram expostos. Ela ficou ali impedindo que os corpos fossem devorados pelas aves de rapina durante o dia e pelos animais do campo durante a noite.

Ao saber disto o rei Davi mandou recolher os restos mortais daqueles homens, e tal como os ossos de Saul e de Jônatas foram recuperados dos moradores de Jabes-Gileade, os ossos daqueles homens foram sepultados de forma digna no túmulo da família de Saul (2 Samuel 21:11-14). Depois desta atitude do rei, o Senhor fez chover e acabar a fome. Ou seja, a Fé e Esperança de uma mulher a proteger os corpos mesmo mortos dos filhos, e a determinação de Davi em consultar a Deus, fez este mudar as circunstâncias.

A CIA Nissi chegou do Brasil em agosto para uma "tour" pela Europa, após algumas representações em Portugal, seguiram para outros países europeus, sempre com agenda preenchida. Sobre a pergunta quantos espetáculos realizam, a resposta é simples "... só não atuamos enquanto estamos em viagem!..."

A CIA Nissi, terminada a representação, fez as malas e partiu no dia seguinte de volta ao Brasil. De lembrar qua a Companhia faz parte de um grande projeto missionário em vários países africanos e asiáticos, principalmente junto das crianças que vivem sem nada e sem ninguém.

Notícias

Galeria