5 dicas de como estudar a Bíblia de forma eficiente
É muito importante na vida do cristão não apenas ler a Bíblia, mas sim estudá-la de forma sistemática e organizada.
O fato de estudarmos a Bíblia nos ajuda a fundamentar melhor a nossa fé, a nos manter vacinados contra doutrinas falsas e a crescermos espiritualmente. Porém, estudar a Bíblia não é algo totalmente simples e que acontece sem o nosso empenho e dedicação. Muitos desistem logo no início ou mesmo no meio de sua caminhada por não terem ideia de como estudar a Bíblia de uma forma eficiente e proveitosa. As dicas abaixo são extraídas de minha própria experiência no dia a dia. São “truques” que tenho colocado em prática já há pelo menos uns 10 anos e que tem me ajudado muito.
Creio que a principal dica tem a ver com organização de vida. Não adianta nada ter vontade, mas não ter incluído em seu dia a dia essa atividade como importante. Prepare seu lugar de estudos com muito carinho. Cuide para que ele seja confortável, tranquilo e que te dê uma atmosfera ideal para ter um momento de estudos. Em que horário vai estudar? Encaixe em sua agenda esse momento de forma prioritária. Mas para encaixar isso na sua agenda terá de saber quanto tempo terá para o estudo, não é?. Vou dar um exemplo pra você: Local de estudos: No quarto, na escrivaninha, que está arrumada e limpa. Horário e tempo disponível: Das 18h00 às 18h30, 30 minutos de estudo.
Ninguém deve começar algo se não tem em mente aonde quer chegar. Precisamos de planos para cumprir e metas para alcançar. Ter um plano e metas nos ajuda a ver o caminho onde estamos andando e se estamos andando dia a dia nele, indo em direção à meta.
Muitos estudantes da Bíblia desistem de estudá-la justamente porque sentem certa dificuldade em compreendê-la em alguns pontos ou porque não conhecem determinadas palavras que estão ali. Digo que esse não é um motivo para desistir! Em todas as áreas de nossas vidas teremos contato com coisas complicadas que terão de ser compreendidas para que as dominemos. Com a Bíblia também é assim. Por isso, uma dica super válida é que você invista em ferramentas de apoio que te ajudem no estudo. Creio que de cara seria importante que você tenha em mãos um dicionário para compreender termos que não conhece. O ideal é que seja um dicionário bíblico, que você pode encontrar em qualquer livraria ou mesmo na Internet. Pode usar também um dicionário normal, que já te ajudará a compreender melhor as palavras do texto. Outro investimento importante a se fazer é uma Bíblia com comentários. Existem muitas no mercado, muito boas. Elas vêm com notas explicativas que te ajudam a compreender melhor o sentido do texto. Você pode pedir dicas ao seu pastor sobre esses materiais. Converse com seus líderes e peça dicas de materiais de apoio e vá aos poucos investindo nos seus estudos.
Apesar de a Bíblia ter o formato de um livro comum, ela não é um livro comum. Ali estão a vontade de Deus, Seus mandamentos, Seu plano de salvação e milhares de questões importantes ao conhecimento humano. Ou seja: Trate a Bíblia com consideração e busque sempre em oração a ajuda de Deus para uma compreensão correta dela. Com essa mentalidade você já entrará no estudo com a mente mais focada e mais receptiva à voz de Deus.
Dificuldades aparecerão! Como eu disse, a Bíblia não é um livro comum. Sendo assim, os nossos inimigos, o Diabo, a carne e o mundo se manifestarão. Por isso, você deve estar preparado para a guerra. Deverá estar priorizando esse estudo em sua vida para que esteja fortalecido diante das contrariedades. Com certeza irá falhar em alguns momentos, mas lembre-se das metas e volte a elas. Ajuste-as e continue. Não se permita ficar desanimado ou desistir de seu plano. Levante e avance sempre. O tempo te mostrará o bom resultado de seu esforço.
Autor: Presbítero André Sanchez
Fonte: esbocandoideias.com
Notícias
Galeria