23ª Escola Bíblica MSBN Portugal para aprender mais do Reino de Deus
Com realização anual, a edição deste ano teve novo recorde de inscritos

A Secretaria de Educação Cristã da Assembleia de Deus MSBN Portugal, organizou mais uma Escola Bíblica com uma criteriosa escolha de professores e temas que prenderam os alunos inscritos que participaram nas aulas, mesmo as que se realizaram em dias de semana, das 20 às 22.30. O evento realizou-se no Centro de Eventos MSBN Portugal em Stª Iria da Azóia, de 9 a 12 de outubro.
Na abertura da Escola o presidente MSBN Portugal, Josué Moreira falou da honra de ter tantos participantes num evento para alargar o conhecimento bíblico.
O professor Samuel Martins, pastor, professor, escritor e pensador cristão, trouxe para os quatro dias de ensino o tema "A pessoa de Jesus Cristo na Epistola aos Hebreus", sublinhou que "uma igreja que realiza este tipo de eventos é uma igreja com visão...". No decurso aulas ensinou sobre um livro do qual se sabe pouco a respeito da sua origem, autor e destinatários e que a Epístola é o melhor comentário sobre o Antigo Testamento, mostrando a sua natureza preparatória e explicando como aponta para o Senhor Jesus Cristo, ou seja, Deus encarnado revelando-se em pessoa à Humanidade.
Talvez o tema mais denso desta edição foi sobre "Apologética" ministrado por Roberto Santos, teólogo, pedagogo, filósofo e pregador internacional, também membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Num tema muito complexo e no que é possível ensinar em quatro aulas, falou da Apologética que surgiu no ano 167 numa obra de Tertuliano, uma espécie de manual para defender a fé cristã contra os adversários e que por sua vez defende o teísmo, ou seja, existência de Deus, do cristianismo e também do protestantismo. O ensino desta matéria passou também pelo que é a teologia e a filosofia, bem como os pontos de interligação, onde o professor Roberto Santos defendeu que é impossível alguém ser teólogo se não estudar filosofia que é a poetização do ser.
O terceiro professor, por ser a terceira aula a começar nesta 23ª Escola Bíblica, foi o Pr. Paulo Cézar Souto, presidente da Assembleia de Deus Novas de Paz em Portugal, escritor, palestrante e conferencista que trouxe o tema "Princípios da Autoridade e Honra". Com leitura em Apocalipse 3:14 "E ao anjo da igreja de Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus...", introduziu o pensamento de que o Pastor é o anjo da igreja o responsável pela instrução, salientando que se pode ouvir pastores na internet, mas a orientação e a obediência deve-se ao seu pastor. Na continuação, deixou também o alerta de que a quebra do principio da autoridade trás problemas lembrando que estamos sobe a autoridade de Deus e ao não obedecer, Adão trouxe o primeiro problema para a homem.
Ainda neste vasto tema ouviu-se a definição de Fé, como um seguimento de obediência a quem tudo criou e cuja lei e ordem são perfeitas sendo que a desobediência leva a cair no "engano de Satanás", ou seja, o pecado que por sua vez leva à "maldição" (Gn 3:17), à "separação" (Gn 3:23-24), "desfiliação" (Gn 1:26-27) e "morte" (Gn 5:5).
No domingo realizou-se o culto de encerramento com a pregação pelo Pastor Roberto dos Santos que ainda dentro do tema que ensinou falou das três características do Apostolado Cristológico: Luz, porque Jesus é a luz do mundo, Reino, o governo de Deus e Jesus Cristo e Ministério, um ministério começado por 12 apóstolos e onde se incluí o serviço, trabalho e vocação.
O culto terminou com a cerimónia de Consagração de Obreiros dirigida pela Comissão do Crivo, não sem antes ter sido apresentada a saudação enviada pelo presidente MSBN Mundial o Pr. António Domingos dos Santos.
O salão social acolheu os participantes nos intervalos das aulas para lanche, no sábado realizou-se o almoço para todos os alunos inscritos, um trabalho assegurado por uma competente equipa de cozinha que esteve de serviço nos quatro dias de Escola Bíblica.
Notícias
Galeria