22ª Escola Bíblica: Quatro Dias de Ensino da Palavra

Três grandes temas, três professores e 200 inscritos para assistir aos quatro dias de mais uma Escola Bíblica

Bibliologia, Psicologia Pastoral e Dons Espirituais, temas escolhidos pela Secretaria de Educação Cristã lecionados respetivamente pelos Pastores Jorge Luís, Cristiano Matias e Elienai Cabral, na 22ª Escola Bíblica MSBN Portugal, decorreu de 3 a 6 de outubro no Centro de Eventos da Assembleia de Deus MSBN em Stª Iria da Azoia.

O presidente MSBN em Portugal, Pr. Josué Moreira fez a abertura dos trabalhos sublinhando que a Escola Bíblica é "um momento de mergulho na Palavra!..." com leitura em 2 Pedro cap. 3. Ainda nas palavras de abertura explicou os três objetivos, da iniciativa, ou seja, dar oportunidade aos amantes do estudo bíblico para se aprimorarem no conhecimento, dar oportunidade para a igreja desenvolver a capacidade de defesa da Fé e aos mestres que partilhem o seu conhecimento. À Secretaria de Educação Cristã agradeceu o cuidado pelo Ministério, sendo da Secretaria a responsabilidade de selecionar as matérias e os professores mediante a necessidade do Ministério.

Cada professor lecionou em quatro aulas, assim Bibliologia pelo Pr. Jorge Luiz, Psicologia Pastoral pelo Pr. Cristiano Matias e Dons Espirituais pelo Pastor Elienai Cabral.

Na aula de abertura pelo Pr. Jorge Luiz e na complexa disciplina de Bibliologia, sublinhou que a Bíblia Sagrada veste-se de uma cultura oriental e lembrou frases de figuras conhecidas mundialmente e que falaram da Bíblia em algum momento, e deixou a pergunta, "... todos estes se destacaram por conhecerem a Bíblia, e você?...". Das várias matérias dadas pelo professor sobre bibliologia, seguiram-se, "terminologia da critica textual", "origem da escrita", "escrita pictográfica", "línguas originais da Bíblia", "livros apócrifos e pseudoepígrafos", "qual a melhor tradução da Bíblia Sagrada", entre muitas outras matérias, todas explicadas com muita maestria.

Na disciplina de Psicologia Pastoral o Pr. Cristiano Matias, deu a conhecer a dificuldade de conciliar a vida pastoral com a familiar e trouxe muitos exemplos de conflito psicológico passados pelo seu consultório, outros onde a sua intervenção foi decisiva para a resolução emocional. Depois de uma introdução sobre " a psicologia e o cristianismo" falou sobre "o que é relação interpessoal" uma matéria assente em vários pontos nas Escrituras como na conhecida passagem "amar ao próximo como a si mesmo em..." Marcos 12:31. " Causas potenciais do esgotamento no trabalho pastoral" e as "medidas de prevenção e tratamento do esgotamento no trabalho pastoral" foram os temas desenvolvidos nas quatro aulas pelo Pr. Cristiano Matias, onde deixou em número que cerca de 80% dos pastores não passam o tempo suficiente com a família, sendo a causa do esgotamento do relacionamento conjugal e entre pais e filhos.

Numa conversa gravada após a 22ª Escola Bíblica com o Pr. Cristiano Matias e que pode ouvir mais à frente, percebemos que não é possível tratar da mesma forma um individuo com psicologia pastoral versos psicologia académica.

Dons Espirituais foi outra disciplina esta lecionada, desta feita pelo Pastor Elienai Cabral, de forma suave e do alto do seu conhecimento espiritual começou por dizer as duas palavras chave à cerca dos Dons Espirituais e que são "dom" e "manifestação".

A "natureza", "o que é", "o propósito", "diversidade e quantidade, e "distinção e como operam" os Dons Espirituais, foram as matérias explicadas nas quatro aulas do Pastor Elienai Cabral, que trouxe uma palavra no ato de consagração dos obreiros, no Culto de encerramento. Com base na Palavra em Timóteo 3:1-9 sublinhou que a pastores ou diáconos exige-se o mesmo nível de conhecimento.

O vice presidente do MSBN em Portugal Pastor Josué Júnior acompanhou o juramento dos consagrados lido pelo Pastor Sílvio Quental.

No culto de encerramento a pregação foi do Pastor Vilmar Natal do MSBN em Espanha, partindo de I Coríntios 1:18 falou sobre "o Poder da Mensagem da Cruz" e as duas razões para não abrir mão dessa mensagem, por ser o centro do Evangelho e porque é uma Palavra viva.

Na organização da 22ª Escola Bíblica estiveram envolvidas 90 pessoas, distribuídas por várias equipas desde: a receção, estacionamento, cozinha, comunicação, infantil, e outros."

Notícias

Galeria