Uma Vida a Serviço do Reino: Pastor António Santos Bispo deixa um legado eterno de fé, amor e dedicação
Pastor António Santos Bispo, 3º vice-presidente do MSBN Portugal, partiu tragicamente no dia 3 de julho. Seu legado permanece vivo na história da Igreja e no coração de todos que o conheceram.
No dia 3 de julho de 2025, a família MSBN em Portugal foi surpreendida por uma notícia que abalou corações: o falecimento do pastor António Santos Bispo, vítima de um trágico acidente. Ele tinha 48 anos e era o pastor local da igreja em Vila Franca de Xira, 3º vice-presidente do MSBN Portugal, e membro da Secretaria Nacional de Educação Cristã.
Natural de Itamaraju, na Bahia – Brasil, vivia há muitos anos em Portugal, onde construiu não apenas uma carreira pastoral, mas uma história de amor, serviço e comunhão com a Igreja. Deixa esposa, Larissa Santos, e três filhos.
Mais do que um líder, pastor António era amigo, conselheiro, referência de integridade, firmeza e cuidado com as pessoas. Em cada púlpito, em cada visita, em cada oração, transmitia um evangelho simples, sólido e vivido com o coração.
Em nota à liderança nacional, o pastor Josué Moreira, presidente do MSBN Portugal, com quem o pastor António caminhava desde 2006, partilhou:
"Companheiros, é muito difícil este momento. Não temos palavras para confortar a família, pois é uma grande perda."
O pastor Antônio Domingos dos Santos, presidente internacional e fundador do MSBN, enviou suas palavras de consolo:
"Receba pêsames da família MSBN pela passagem do nosso Pr. António Bispo de volta para os braços eternos de Deus. Que a consolação do Espírito Santo esteja sobre toda a família enlutada."
Também o pr. Saulo dos Santos, vice-presidente do MSBN, manifestou:
"Em nome das igrejas MSBN e de minha família, queremos externar nossos mais sinceros sentimentos e desejar que o Espírito Santo traga consolo a todos neste momento de dor e separação. Lembrando da viva esperança da vida eterna e da ressurreição dos santos em Cristo Jesus."
A história do MSBN Portugal se entrelaça com a história de António Santos Bispo. Foi em sua casa, junto à sua esposa Larissa, em Azambuja, no ano de 2001, que os primeiros cultos de ceia foram realizados. Ele fez parte dos primeiros passos da obra no país e, desde então, permaneceu fiel e atuante.
Todo o seu ministério foi desenvolvido dentro do MSBN:
A sua trajetória é marcada por constância, honra e fidelidade, deixando um legado não apenas de palavras, mas de exemplo.
Diversos pastores do MSBN e de outras nações deixaram suas homenagens e mensagens de consolo:
"Perdemos um excelente obreiro, amigo cuidadoso e zeloso pelas coisas de Deus, por sua igreja e por sua família. Vai nos fazer imensa falta."
— Pr. Josué Júnior, 1º vice-presidente do MSBN Portugal
"Perdemos um parceiro, um irmão e um amigo. É uma perda enorme."
— Pr. Vinícius Soares, 2º vice-presidente do MSBN Portugal
"Tive o privilégio de ser pastoreado por ele durante cinco anos na congregação do Carregado, onde, juntamente com a sua esposa, pastora Larissa, nos acolheu como família. Através da sua vida, Deus cuidou de nós em momentos cruciais, no ministério, na caminhada espiritual e até nas necessidades mais práticas."
— Pr. Sílvio Quental, MSBN Montemor-o-Novo
"Sempre o vi como homem de raro valor, um verdadeiro homem de Deus!"
— Pb. Elísio Azevedo, MSBN Faro
"António Bispo, um amigo, um companheiro, um pai, um pastor. Muitas são as lembranças. A dor é grande, não dá para expressar."
— Pb. António Pereira, MSBN Mafra
Recebemos também manifestações de solidariedade de igrejas do MSBN Inglaterra, Suíça, Bélgica, Espanha, bem como de outras organizações cristãs. As redes sociais e grupos de mensagens foram inundados por palavras de amor e respeito.
A igreja informa que o calendário fúnebre será divulgado apenas na terça-feira (dia 8 de julho), de forma oficial, por meio dos canais de comunicação do MSBN Portugal. Neste momento de dor, a família e a liderança da igreja contam com a oração e o carinho de todos.
Em meio ao luto e à dor da separação, a igreja permanece firme na esperança que há em Cristo:
“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”
(João 11:25)
A morte não é o fim. É o início de uma eternidade com o Senhor.
Hoje choramos, mas com a certeza de que o reencontro virá. A dor da ausência será vencida pela glória do que está por vir. O legado do pastor António seguirá vivo em todos que foram tocados por seu ministério fiel e amoroso. A lágrima que hoje cai será enxugada pelo próprio Deus. E o 'adeus' se transforma em 'até logo'.
Notícias
Galeria