MSBN – 16 anos a realizar missões em Portugal

A igreja celebrou com alegria esta data nos dias 16 e 17 de Dezembro

16years

Não existe pessoa, não existe organização e não existe igreja sem história.

Conheça um pouco de nossa história, e de como chegamos até os 16 anos celebrados neste mês de Dezembro de 2017.

Apesar de sermos tão recentes em solo português, nossa história como as outras são cheias de detalhes, porém aqui vai um resumo:

A nossa história é semelhante a todas as demais, quando se refere ao seu início.

Primeiramente, foi necessário haver um chamamento da parte de Deus.

E este chamado foi direcionado ao pastor Antonio Domingos dos Santos.

O Pastor Antonio Domingos é o pastor presidente fundador do Ministério Semeadores de Boas Novas e pastor presidente da Assembléia de Deus em Guarapuava - PR.

Este homem, o qual possui uma impactante visão missionária a qual é demonstrada por meio de suas ações e das inúmeras igrejas que já iniciou, após visitar Portugal e ao ver a necessidade de enviar missionários para cooperar com a evangelização do país, sentiu o desejo de iniciar um Projeto Missionário na Europa.

Este projeto já existia há um ano em Atlanta, nos Estados Unidos, a qual é a primeira igreja do MSBN. Para seu início na Europa, a porta de entrada foi Portugal.

O trabalho missionário da igreja MSBN em Portugal iniciou no dia 17 de Outubro de 2001, quando chegou ao país o pastor Almir Gomes dos Santos, acompanhado do irmão João Batista dos Santos. A esposa do pastor Almir, irmã Ivanil e filhas vieram posteriormente.

Inicialmente, estes irmãos ficaram hospedados na casa de Getúlio Caxias dos Santos, o qual trabalhou, e muito, na orientação dos recém chegados e na formação inicial da igreja.

Imediatamente, o missionário enviado já iniciou suas atividades de evangelização, visitação e reuniões nas casas. À época, ainda tinha que trabalhar secularmente para atender suas necessidades financeiras.

Os primeiros cultos de Ceia com os primeiros membros da igreja, foram na casa  do casal:  António Santos Bispo e Larissa Chaves Ribeiro, na localidade de Azambuja.

Em 26 de Dezembro de 2001, foi alugado o primeiro salão para facilitar a acomodação dos novos convertidos e membros, sendo este na Rua Direita de Povos, nº 96 1º Esquerdo, no bairro de Povos, aqui mesmo em Vila Franca de Xira. Atualmente o nome desta rua é: José da Costa e Silva. Este local abrigou a sede nacional por 7 anos.

Logo após a abertura da primeira casa de oração, a igreja começou a expandir no território português e foram instaladas casas de oração em diversas localidades.

A segunda localidade a receber uma igreja MSBN foi Ericeira em Maio de 2002.

Em Dezembro de 2003, iniciou-se a igreja em Faro.

No mesmo ano, iniciou em Malveira.

Em Novembro de 2004, a igreja inicia seus trabalhos em Paço de Arcos.

Em Janeiro de 2005, iniciou em Silveira.

Em Abril de 2005, chegou o tempo de iniciar em Salvaterra de Magos.

Em Setembro de 2005, foi a vez de iniciar uma congregação em Fernão Ferro.

Ao final de 2005, em Azambuja.

Em Outubro de 2006, houve uma oportunidade para iniciarmos igreja no Alentejo, precisamente em Beja.

Outubro de 2007, em Carregado.

Iniciamos em Benavente, no mês de Janeiro de 2009.

Em Abril de 2009, o MSBN assumiu uma congregação localizada em Várzea de Sintra.

Em Junho de 2009, surgiu a oportunidade de iniciar uma igreja na capital do país, em Lisboa.

No mesmo mês, também inauguramos uma casa de oração em Sobreiro, no Concelho de Mafra. Também em 2009, foi a vez de iniciar uma igreja em Mafra.

A nossa igreja sede veio para para a área central de Vila Franca de Xira no mês de Janeiro de 2010, na Rua dos Bombeiros Voluntários nº 40.

Nesta mesma época, o MSBN manteve a congregação de Povos aberta, para atender as pessoas que residem neste bairro de Vila Franca de Xira.

Já em 2011, precisamente no mês de Maio, surgiu a oportunidade de desenvolver trabalho missionário na Ilha de Porto Santo.

E em Maio de 2012, o MSBN iniciou em Torres Vedras.

A igreja MSBN também já esteve em: São Braz do Alportel, Cascais,  Alcabideche. Algumas das igrejas citadas nestas localidades, com o passar dos anos, foram encerradas ou foram transferidas para outras localidades.

Atualmente, a igreja MSBN em Portugal conta com 13 congregações. Em cada uma delas, existem pastores locais que trabalham com imenso amor pela obra de Deus e sua igreja. Eles não trabalham sozinhos, mas tem sua esposa ao lado para auxiliar neste nobre serviço.

Além de tantos outros obreiros que já serviram na liderança das congregações durante estes 16 anos. Tanto titulares quanto auxiliares. O trabalho deles, colaborou e muito, para que a igreja chegasse até aqui.

Também fazemos menção dos missionários e suas famílias enviados pela igreja Assembleia de Deus em Guarapuava, no Estado do Paraná-Brasil, para atender a igreja em Portugal, como: Pedro Borges do Amaral, Daniel Ramos, Gilson Feder, Vilmar Francisco Natal e o saudoso pastor José Lúcio da Silva, que fazem parte desta história e do investimento missionário em Portugal pelo MSBN.

No dia 16 de Julho de 2006, assumiu o pastorado da igreja em Portugal o Pastor Josué Moreira, também enviado como missionário pela igreja de Guarapuava - PR – Brasil. E está a frente dos trabalhos da igreja por 11 anos, conduzindo o rebanho que o Senhor Jesus Cristo o confiou.

Nestes 16 anos, podemos dizer com toda segurança “...Até aqui nos ajudou o Senhor” (I Sm 7.12).

Não foram fáceis, mas todos os desafios que a igreja obteve, foram superados pela união, empenho e compromisso de todos os líderes e membros.

A Assembleia de Deus Ministério Semeadores de Boas Novas crê que a igreja Local é o núcleo vital para um serviço eficaz na compreensão e serviço do ideal de igreja, conforme diz a Bíblia. A igreja local não pode ser confundida com o templo (prédio) ou com suas instalações. A igreja local é uma rede de pessoas comprometidas em realizar o trabalho de Deus.

Ainda há muitas localidades em Portugal sem uma igreja evangélica e precisam ser alcançadas, e por isto, há muito por fazer.

Somos uma igreja local adolescente, e ao seu devido tempo, até que Jesus Cristo volte, Ele mesmo a edificará e a fortalecerá por meio de cada um que faz parte dela.


PARABÉNS À IGREJA MSBN - PORTUGAL!