Disciplina de Educação Moral e Religiosa Evangélica

Procure saber mais!

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Evangélica está presente nas escolas públicas do país há vinte e seis anos, contribuindo para o desenvolvimento de competências ao nível dos valores e princípios éticos, no âmbito da formação pessoal e social dos seus alunos. Trata-se de uma disciplina do currículo oficial do sistema de ensino público, da responsabilidade da COMACEP ‑ Comissão para a Ação Educativa Evangélica nas Escolas Públicas – entidade pertencente à AEP ‑ Aliança Evangélica Portuguesa.

Tendo começado com apenas quatro escolas, EMRE faz hoje parte de um universo de 237 escolas, num total de 312 turmas, envolvendo aproximadamente 1600 alunos e 140 professores, a nível nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Os seus professores pertencem a igrejas evangélicas, pelo que se identificam com os princípios de fé da comunidade evangélica nacional, sendo que, em cada ano letivo, estes frequentam ações de formação de caráter pedagógico-didático, no âmbito da formação contínua e que contribuem para uma permanente atualização de conhecimentos e competências, nomeadamente ao nível da didática específica, das estratégias e atividades de aprendizagem em sala de aula, da criatividade e inovação, de projetos e parcerias tendo em conta a especificidade desta disciplina, e de recursos e materiais didáticos. Paralelamente, e ao longo do o ano letivo, é prestado um apoio pedagógico contínuo, por parte da equipa de coordenação pedagógica da COMACEP, aos professores a lecionar a disciplina.

A COMACEP tem desenvolvido, ao longo destes anos, manuais para os diferentes ciclos de estudo, exposições itinerantes sobre diversas temáticas e plataformas digitais de apoio aos docentes, que são preciosos bancos de recursos e de materiais pedagógico‑didáticos de auxílio à prática docente no âmbito de EMRE.

Na fase de preparação das matrículas, no final de cada ano letivo, e no sentido da divulgação desta disciplina de oferta obrigatória por parte das escolas, do 1º ciclo ao secundário, e de frequência facultativa por parte dos alunos, o secretariado da COMACEP envia ao órgão de gestão de todos os agrupamentos de escolas e das escolas não agrupadas informação detalhada e devidamente sustentada pela legislação em vigor.

Ao longo de quase três décadas de existência, a COMACEP tem testemunhado o reconhecimento, por parte do Ministério da Educação e das comunidades educativas em geral, da relevância da presença da disciplina de Educação Moral e Religiosa Evangélica nas escolas públicas, como parte integrante do universo religioso português, em toda a sua diversidade, no respeito pela Lei da Liberdade Religiosa e da Constituição Portuguesa.

 Mais informações: www.aliancaevangelica.pt  - Tel: 217710530  - comacep@aliancaevangelica.pt

Fonte: portalevangelico.pt


comacep2